quarta-feira, 27 de maio de 2009

OBJETIVO DO PROJETO TEATRO D@ FLORESTA (META DE UM PROJETO DE PESQUISA EM ARTE DA UFPA)

Fazer uma cartografia das práticas narrativas hipermidiáticas de artistas da cena e de coletivos, disponibilizadas na internet em diferentes ambientes e gêneros digitais. A intenção é construir e gerenciar uma rede – a rede Teatro d@ Floresta - que disponibilize processos de criação e re-configure os seus rastros (documentos de processo) na perspectiva de produzir uma História do Teatro da Amazônia no Tempo Presente inscrita na Web.

Metas Objetivadas

1) Fazer uma pesquisa infográfica sobre os escritos processuais de artistas da cena da Amazônia paraense, publicados na rede (on-line) através de sites de busca, bem como, de instituições, públicas e privadas, que apresentem como política, a difusão cultural.

2) Analisar as escritas de processos de criação (sites, blogs e as biomídias em geral) na perspectiva de construir uma ciberetnografia destas novas práticas narrativas do fazer teatral na cibercultura.

3) Fazer um estudo de sistemas conceituais passíveis de serem empregados em análises da escrita hipermidiática de objetos artísticos (virtual, atual, hibridação, interatividade, efemeridade, multivocalidade, etc).

4) Investigar modelos, concepção e formatação, de narrativas digitais selecionadas da pesquisa infográfica.

5) Ampliar os campos de atuação dos artistas da cena, instituindo um território virtual de pesquisa e experimentação – a Rede Teatro d@ Floresta – bem como, estar em associação direta com tantos outros territórios virtuais.

6) Capacitar os artistas para produção de comteúdos como é o caso dos blogs construídos no projeto de extensão Observatório do Teatro na Web da Etdufpa e vinculado a esse projeto de pesquisa como ação extensionista..

7) Produzir um ensaio crítico sobre essa nova historiografia teatral.

Um comentário:

papistar_nunes disse...

Nossa, uma coisa fantástica assim, só poderia sair de uma mente brilhante e criativa como a Wlad. Através disso ela também com certeza criará parcerias novas com autores,escritores,diretores, atores, narradores,humoristas,tudo dentro do que ela absorver das respostas, dos diálogos, da observação diária do que extrair daqui.Agora, por favor, escrevam, exercitem o lado criativo que todos nós artistas temos e que com certeza não se restringe apenas no "atuar".Grande Wlad, parabéns!!!